Crianças Levadas a Sério

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Os filmes infantis a partir dos anos 90 tomaram uma direção "boboca" e um pouco sem sentido... Não sei se devido às leis, a psicólogos (o que duvido muito por ser um grupo muito bem instruído) ou a simples dedução não cientifica de políticos incompetentes e pessoas que acham que conhecem a mente das crianças, mas a verdade é que os filmes se tornaram "idiotas", passivos e feitos sob a ótica protetora adulta sob o mundo infantil.

+ Continue a ler este texto

Morre Bettie Page

sábado, dezembro 13, 2008

Numa época em que apenas fotos de mulheres com roupas íntimas já abalava o mais puritano dos garotos, onde a sensualidade era mais discreta e os meninos ainda se preocupavam em esconder dos pais que tinham certas revistas em casa, onde era considerado imoral comprar revistas de mulher de lingerie naquela estante do canto das lojas, nesta época surgiu Bettie Page. Hoje é muito normal para adultos e crianças ver grandes outdoors ou peças de propaganda pela cidade com a Gisele Bündchen de calcinha e sutiã em poses sensuais, mas isso nos anos 50 era papo para muita polêmica.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Por Favor Rebobine

quinta-feira, novembro 27, 2008

Be Kind Rewind é mais um daqueles filmes americanos que mostram o valor do espírito humano diante das dificuldades do dia-a-dia, e que mesmo na pior das tragédias a união de uma comunidade pode amenizar qualquer sofrimento. Isto não tira o seu valor, nem mesmo o coloca na posição de um filme com clichês. A idéia é muito louca pois a explicação para a perda das fitas de video é ao mesmo tempo cômica e inverossímil, mas não deixa de ser uma parte muito divertida de introdução para o restante do filme.

+ Continue a ler este texto

Exposição Corpo Humano

quinta-feira, novembro 20, 2008

A exposição itinerante alemã Body Worlds (Körperwelten) sediada na Inglaterra (pois é, o domínio deles é co.uk) já esteve em diversos locais do mundo, inclusive estava na própria Alemanha quando estive na Europa, e quem lê muito jornal, revistas e vê documentários aqui no Brasil, sabe que ela já rodou meio mundo nos últimos 10 anos. Polêmica, a exposição trás cadáveres injetados com um composto (talvez plastilina) que os mantém rígidos permitindo ao médico/escultor colocá-los em posições em que sejam mostradas partes interessantes da anatomia humana. É uma pena que a exposição Corpo Humano não seja tão completa quanto a Body Worlds que rodou o mundo que tinham os corpos jogando basquete, montando cavalo, escrevendo, tudo no mesmo estilo, exibindo músculos, veias, ossos e orgãos.

+ Continue a ler este texto

Crítica - 007: Quantum Solace

domingo, novembro 16, 2008

É verdade que a maioria dos filmes hoje em dia dão grande valor ao realismo das cenas (mesmo quando beiram o impossível) do que filmes da década de 80 ou 90. Podemos observar este fenômeno em Batman, 007, entre outros filmes de ação que estão optando por uma abordagem mais pé-no-chão, menos fantástica. Ver mais um filme de James Bond é sempre uma tarefa dificil pois desde os meus 10 anos vejo James Bond no cinema (Licença para Matar com Timothy Dalton, primeiro que vi no cinema) e já entro na sala com uma certa expectativa... Confesso que estou gostando muito desta nova abordagem da série com Daniel Craig, o personagem se aproxima muito mais do Bond dos livros de Ian Fleming e menos do galante sedutor imortalizado por Sean Connery e Roger Moore. Gosto disso, a maioria dos filmes atuais estão tentando uma aproximação com os trabalhos originais dos escritores, da forma como foram pensados, e não de uma forma romantizada para atrair platéias.



+ Continue a ler este texto

Crítica - Sombras: Cassavetes

Hoje vi três filmes no cinema (pra variar), e nenhum dos três me decepcionou. Começo pelo último pois foi o mais curioso. Sombras (Shadows - 1959) foi um dos primeiros filmes de John Cassavetes, um ator que nós que somos mais novos reconhecemos melhor pelo seu trabalho de ator em O Bebê de Rosemary e na série sessentista Viagem ao Fundo do Mar (que passa na TV a cabo). Alguns ainda lembram de Whose Life Is It Anyway?, filme de onde o comediante Drew Carey tirou o nome para o seu programa de tv.



+ Continue a ler este texto

Ouvidos Mutantes Globalizados

sexta-feira, novembro 14, 2008

Não trabalho para a Viacom nem em nenhuma de suas dezenas de subsidiárias (MTV, Nickelodeon, etc.), mas pelos meus interesses estarem muito ligados a cultura tween (jovens de 12 a 35 anos), acabo absorvendo, meio que por osmose, boa parte do que há de novo na música, cinema, séries, shows, programas, produtos, consumo, etc.

+ Continue a ler este texto

Morre Michael Crichton

quinta-feira, novembro 06, 2008

Quando eu tinha 14 anos ainda queria muito trabalhar com cinema. Ficava fascinado com os efeitos especiais, pirotecnia, miniaturas, maquiagem, monstros, robôs hidráulicos e tudo mais que criava a magia do cinema. Nem preciso dizer que quando tinha 14 anos fiquei meio deslumbrado com toda aquela tecnologia utilizada para trazer a vida os dinossauros de Jurassic Park, filme baseado no best-seller de Michael Crichton.

+ Continue a ler este texto

Gostar de Fazer vs. Trabalhar

sábado, outubro 25, 2008

Quando eu estava no segundo grau vi muitas pessoas que não sabiam o que fazer, alguns que faziam alguma idéia e outros que tinham plena certeza. Hoje em dia vejo que passar por vários cursos universitários nos 3 primeiros anos depois do segundo grau é uma opção muito boa para quem quer escolher a profissão, inclusive você pode assistir aulas em universidades federais e estaduais sem estar inscrito. Mas este não é o tema de hoje.

+ Continue a ler este texto

Trabalhando Demais Pra Quê?

quinta-feira, outubro 16, 2008

Este tópico e o anterior se caracterizam mais por considerar o trabalho dos artistas liberais (designers, arquitetos, desenhistas, etc.) e profissionais de informática, mas acho que pode ser absorvido de forma qualitativa por qualquer tipo de profissional liberal. Todos passamos por isso na nossa juventude e quando paramos para respirar o tempo passou e nós nem vimos...

+ Continue a ler este texto

Saber tudo é impossível!

terça-feira, outubro 14, 2008

Você é um expert na sua área de trabalho? Não importa sua profissão, você já achou que deveria abraçar o mundo? Esta é a sensação pela qual muitos profissionais passam nos primeiros anos após terminar a faculdade (aqueles que decidem por não fazer um concurso público...). Quando comecei a fazer design achava fantástico saber modelagem 3D, design gráfico, design de produto, marketing, projeto (daqueles com MS Project e Mind Manager), entre outras funções relacionadas ao trabalho do designer...

+ Continue a ler este texto

Crítica - Valentino, Último Imperador

quinta-feira, outubro 09, 2008

Hoje mais uma vez fui ao cinema numa daquelas investidas a esmo onde não sei exatamente o que eu vou ver até sentar na cadeira. Como está acontecendo o Festival do Rio, isso piora a situação, pois são exibidos dezenas de filmes diferentes todos os dias o que torna imposível lembrar que você viu ou leu alguma coisa sobre um filme. O anúncio dizia, "Valentino, O Último Imperador", e como era o filme que estava começando naquela hora, fui ver esse mesmo.

+ Continue a ler este texto

Por que não Escrevi e Filmes que vi...

terça-feira, outubro 07, 2008

Tá com preguiça de ler o post todo? Passa direto para os filmes lá embaixo. Otherwise, leia tudo que é bem interessante. Antes de tudo deixo minha tristeza pelo cinema e o mundo da arte ter perdido mais uma grande personalidade este ano, Paul Newman. Minha primeira reação ao receber a notícia foi rever Butch Cassidy and The Sundance Kid. Sempre lembrarei mais de Sir Newman pelo filme Golpe de Mestre (Entertainer, The) que eu via quando era pequeno sem entender nada só para poder escutar a trilha sonora de Scott Joplin...

+ Continue a ler este texto

Morre Don LaFontaine

quarta-feira, setembro 03, 2008

Apesar de gostar muito de filmes, sempre gostei mais dos trailers. Mesmo quando o filme não é tão bom, os trailers costumam ser espetaculares, engraçados, com timing perfeito e uma narração que parece a voz de Deus.

+ Continue a ler este texto

Morre o Shogun do Harlem

sexta-feira, agosto 22, 2008

É tosco, é nostálgico e é muito triste... Na última terça-feira morreu o ator Julius Carry III. Nostálgico? Sim!! Julius era o Shogun do Harlem no filme do Último Dragão (1985), aquele clássico da sessão da tarde que apresentava a batalha entre Julius Carry e Bruce Leroy. Julius também teve pequenos papéis na TV e alguns bem conhecidos como o Bowler do seriado Western Brisco County Jr. (1994), trabalhando ao lado de Bruce Campell (aquele ator de Uma Noite Alucinante). Vai deixar muita saudade para todas as crianças dos anos 80.

- Xandre Lima - Imprimir esta página

+ Continue a ler este texto

Morre Dercy Gonçalves

domingo, julho 20, 2008

Quem me conhece sabe que não sou muito fã de filmes nacionais, principalmente por causa da falta de experiência dos atores nacionais com o cinema, trazendo aquelas interpretações falsas e exageradas para a tela grande, o que não tem nada a ver...

+ Continue a ler este texto

Efeitos Não-digitais

terça-feira, julho 15, 2008

Hoje em dia é moleza falar sobre efeitos especiais no Brasil principalmente por causa de comerciais conhecidos com tartarugas dançantes, filmes como O Coronel e o Lobisomem, produções da Globo com um fantástico trabalho de compositing ou até mesmo os Mutantes da TV Record (bem, nem tudo tem tem qualidade, muitos deixam óbvio de forma tosca o uso do 3D, mas vale a tentativa).

+ Continue a ler este texto

Crítica: A Outra (The Other Boleyn Girl)

sexta-feira, julho 04, 2008

Já sabia há algum tempo sobre o filme "A Outra" (The Other Boleyn Girl) por causa de Natalie Portman, uma excelente atriz e uma pessoa super inteligente e simpática (formada em psicologia, a menina fala diversas línguas e é bem engraçada, como pude ver na entrevista com James Lipton no Inside the Actors Studio). Entretanto estava adiando ver este filme e quase o perdi no cinema. Normalmente filmes assim, quando não vejo no cinema, acabo não vendo em lugar algum pois não sou muito fã de locadoras como era na minha infância.

+ Continue a ler este texto

As Plantas Contra-atacam

quinta-feira, julho 03, 2008

"Fim dos Tempos", ou "What happened to The Hapenning"? Apesar dos pequenos clichês inseridos de forma sutil na trama e de cenas inverossímeis para um filme que se propõe a mostrar algo de estranho invadindo a vida real, Fim dos Tempos é um bom filme. Claro que a escolha do título pela distribuidora mais uma vez ganha o prêmio de cagada do ano (que são muitas durante todo o ano). Ainda acham que o público brasileiro é estúpido para entender um nome que não explica o conteúdo do filme. Bem, o nome do filme em inglês é "The Happening", ou O Acontecimento, O Evento, ou até mesmo A Aparição dava pra engolir (apesar de ser o nome dado àquele filme do Charlie Sheen que passava no SBT quando você era criança). Mas o titulo escolhido não tem absolutamente nada a ver com o conceito do filme.

A idéia é interessante, não siga adiante se você não viu o filme. As plantas e árvores da região oeste e meio oeste dos Estados Unidos, onde há maior concentração de usinas nucleares e indústrias, resolvem se "vingar" liberando uma toxina sempre que identificam grupos de pessoas (elas consideram qualquer pequeno grupo que se aproxima como uma ameaça e liberam o veneno). A palavra vingança foi mal utilizada, o termo certo para uma planta seria um mecanismo de defesa gerado pela evolução que permite às plantas eliminarem aqueles que estão lhe causando mal, ou seja, o homem.

M. Night Shyamalan é um diretor de um filme só (lê-se O Sexto Sentido), e mesmo tentando ele não consegue emplacar um ótimo filme novamente. Claro que alguns vão gostar, mas quem gosta de filme assim são pessoas que vão ao cinema só para passar o tempo, no máximo uma vez por mês e sem a capacidade de desenvolver uma visão crítica ou comparativa dos filmes ou midias que vê, lê ou escuta.

Entretanto foi ótimo conhecer o "conceito" do filme, mesmo que não tenha atendido às expectativas. A idéia é muito boa, porém mal desenvolvida, especialmente no que tange às explicações cientificas do fenômeno. Coisa básica que Spielberg sabe desde Contatos imediatos e Jurassic Park, não basta um diretor e/ou roteirista escrever um roteiro, as informações cientificas contidas na película não podem ser explicações de livros de 2º Grau... Eles ainda têm a coragem de colocar uma espécie de especialista aparecendo em jornais de TV durante o filme falando coisas primárias como Maré Vermelha, o vento bate e árvore libera sementes, coisas desse tipo... É absurdo não haver uma pesquisa para pelo menos utilizar termos científicos a nível universitário e teorias atuais. O roteiro inteiro é baseado no que Shyamalan se lembra da escola.

Para terminar é sempre um prazer ver a linda Zooey Deschanel no cinema, os grandes olhos azuis em tela gigante que me deixam maluco! O papel dela no filme é totalmente diferente das personagens que ela interpretou em outros filmes, sempre sarcásticas, irônicas e cheias de atitude. Foi mais o papel mesmo da Girly Girl esperando ser salva pelo pacato Mark Walhberg. Pena que o John Leguizamo apareceu tão pouco, pois é um ator fantástico mal aproveitado pelo cinema americano, talvez por seu visual latino sem apelo às mulheres como Antônio Bandeiras (vai acontecer a mesma coisa com Javier Barden, vocês vão ver, logo vai ser colocado sempre em papéis de coadjuvante).

E atenção, não levem crianças ou pessoas com problemas de coração para ver o filme. Ele é bem forte, apresentando diversas cenas de mortes casuais, portanto pode impressionar bastante crianças ou pessoas fracas ou emotivas que com certeza vão esconder a cara com a mão diversas vezes durante o filme.

Outras críticas:
(1) http://www.omelete.com.br
(2) http://www.collider.com/
(3) Early Review



- Xandre Lima - Imprimir esta página

+ Continue a ler este texto

Morre George Carlin

terça-feira, junho 24, 2008

Morre mais um grande artista nos últimos dias... George Carlin morre aos 71 anos. Grande colaborador dos filmes de Kevin Smith, e muito conhecido no meio cult como o Rufus dos filmes de Bill e Ted (aqueles com Keanu Reeves e Alex Winter), Carlin participou também de filmes como O Príncipe das Marés, Car Wash, além de fazer diversas vozes em animações como Tarzan II e no seriado dos Simpsons.

+ Continue a ler este texto

Morre Cyd Charisse

quarta-feira, junho 18, 2008

Quando era pequeno não entendia muita coisa de cinema (óbvio), mas claro que como toda criança, eu gostava dos filmes da sessão da tarde e das aventuras no cinema (Howard O Pato, Labirinto, De Volta para o Futuro, Caça-fantasmas, entre outros). Mas o que era fora do comum eram três tipos de gosto que eu desenvolvi na infância, o primeiro por filmes de terror, o segundo por filmes de guerra e o terceiro por clássicos, principalmente musicais.

+ Continue a ler este texto

Morre Stan Winston

terça-feira, junho 17, 2008

Neste domingo dia 15 de Junho de 2008, morreu de câncer nos E.U.A. aos 62 anos o grande mago dos efeitos especiais Stan Winston. Desde os anos 70, Stan e sua equipe criaram personagens memoráveis e influenciou a vida e carreira de centenas de diretores, produtores, atores, atrizes, outros artistas e principalmente, toda essa geração atual que trabalha com a magia do cinema, a criação do fantástico, o trabalho com efeitos visuais.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Hulk (Edward Norton)

domingo, junho 15, 2008

Assim como no filme do Homem-de-ferro, o filme do Hulk procurou ser fiel aos quadrinhos, mas distanciando-o ao máximo da "sensação de quadrinhos" para tentar tornar a história do gigante esmeralda uma experiência que poderia acontecer enquanto você lê este texto.

+ Continue a ler este texto