Como Comprar Filmes

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Aqui estão algumas recomendações para quem gosta de comprar filmes. Fique atento ao que você compra, como compra e onde compra. Vale a pena seguir estas dicas para comprar seus filmes favoritos ou para montar sua filmoteca. As dicas são importantes principalmente para você comprar originais baratos e com todos os extras que você merece, sem cair na exploração, "enganação" e agressividade do mercado de filmes e fonográfico.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Milk, Voz da Igualdade

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Mesmo se você se diz simpatizante, para ver Milk - A Voz da Igualdade é preciso estar livre de preconceitos e abraçar a causa do filme. Eu não sou gay, mas sei que quando muitas pessoas dizem que não se importam, por trás há um verdadeiro medo e às vezes asco de presenciar situações românticas (mesmo que leves) entre pessoas do mesmo sexo. Na época de Harvey Milk isto era muito pior. Milk foi perseguido para depois ser adorado na sua vizinhança e cada vez que ele crescia politicamente no país, precisava agradar mais gente para continuar à frente de suas idéias.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Operação Valquíria

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Operação Valquíria não tem nada de novo, e desculpe a minha intolerância, mas se você tem mais de 18 anos e é de classe média pra cima e não sabe o que foi a Operação Valquíria, você é bem burrinho(a)..... (pra que Bryan Singer diz no começo que é uma história real?) A tentativa de Stauffenberg de matar o führer já teve um filme alemão (com Sebastian Koch) em 2004, também um especial de 2 horas no Discovery Channel, um documentário da National Geographic, outro no History Channel, e sem contar todos os outros filmes, livros e revistas que falaram do atentado. Por este motivo o filme soa como um dejá vu, algo que você já viu antes.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Rio Congelado

Diferente outros filmes que vi no Carnaval, Rio Congelado não é para emocionar e chorar, é mais para assistir o pedaço de uma boa história que não tem começo e que não saberemos o fim. Melissa Leo interpreta uma mulher que vive perto da fronteira entre EUA e Canadá, e que se vê diante de uma crise financeira após o marido alcóolatra deixar a família com o dinheiro da compra da casa. Sem conseguir outros meios de ganhar dinheiro para criar seus filhos ela busca meios ilegais de renda ajudando uma indígena mohawk a trazer imigrantes ilegais pela fronteira (como os famosos "coiotes").

+ Continue a ler este texto

Crítica: Quem Quer Ser um Milionário

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Dos filmes que vi na corrida para o Oscar durante o Carnaval, dois me tiraram da cadeira. Um foi O Lutador com uma trilha sonora de rock empolgante, e outro foi Quem Quer Ser um Milionário com a música indiana misturada aos tambores japoneses. Quem Quer ser um Milionário não é um filme voltado somente para os pseudointelectuais idiotas que acham que o bom cinema acaba em Fellini e Bergman, qualquer pessoa pode aproveitar da mesma forma pois a história não é um simples filme americano de fazer chorar.

+ Continue a ler este texto

Crítica: O Lutador

O Lutador é mais um fantástico filme do diretor Darren Aronofsky, diretor de Requiem para um Sonho, Fonte da Vida e Pi, e futuro diretor do remake de Robocop. Requiem e Fonte da Vida estão no top 10 dos meus filmes favoritos, e foi muito bom ver mais uma obra antes do Oscar. O Lutador é uma metáfora sobre envelhecimento e escolhas. Passamos a vida achando que somos invencíveis e que não precisamos de ninguém, mas a certa altura a vida nos cobra toda aquela reflexão que nunca tivemos.

+ Continue a ler este texto

Crítica: O Leitor

domingo, fevereiro 22, 2009

Nesta louca corrida para tentar ver todos os filmes que estão concorrendo ao Oscar, consegui ver mais dois filmes hoje no cinema, O Lutador e O Leitor. Vou começar pelo O Leitor pois as informações estão mais frescas na cabeça. O Leitor é um filme da Weistein Company, baseado no livro alemão Der Vorleser escrito pelo professor e juiz Bernhard Schlink. O filme na verdade é a narração de um pai para sua filha, apresentando-a à história de amor que ele viveu quando garoto.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Casamento de Rachel

Como já disse no post anterior, fico impressionado com a flexibilidade de alguns atores americanos. Anne Hathaway me surpreende a cada nova investida. Confesso que a alguns anos atrás eu tinha preconceito contra a atriz por causa de filmes como Diário da Princesa, entre outros filmes comédia romântica e comédia pastelão, mas Anne consegue fazer todos os filmes que ela quer, sabendo exatamente o grau de profissionalismo que cada obra necessita.

+ Continue a ler este texto

Crítica: Dúvida

sábado, fevereiro 21, 2009

A formação do ator americano é realmente incrível. Não estou dizendo das caras bonitas que eles encontram na rua para fazer filmes de ação ou comédias românticas, mas sim da maioria dos atores que hoje trabalham no primeiro "front" do cinema americano. A versatilidade deles é impressionante, passando desde as comédias e thrillers até os dramas e aventuras.

+ Continue a ler este texto

Poesia - Retrato

Este texto escrevi quando realmente esqueci

Na velha caixa de balsa, perto de muitas canetas e lápis de colorir, jazia ela em silêncio. Meio desbotada, com as pontas rasgadas, cabeças cortadas e estampas antigas, ela chamou de volta aquele que um dia a amou. - Lembra de onde eu estava? - Perguntava ela. E mesmo assim recusava-se a escutar a loucura daquele pedaço de papel. – Ei, olha pra mim... – Novamente. Não resistiu..., não reconheceu.... Olhou alguns segundos e suspirou. Levantou e esqueceu. - Por quê eu? – Perguntou a si mesmo.

+ Continue a ler este texto

Poesia - Filmes Antigos

Esta foi a segunda para a mesma pessoa

Como um relâmpago de vida ela surgiu. Juro que quando entrei no recinto e pus meus pertences sobre a mesa, tentei colocar meus pensamentos em sintonia com o que se passava no meu coração. As poucas vezes em que isto aconteceu comigo, coloquei meus pés no chão para os fatos, porém naquele segundo, naquele lugar, no lado oposto da mesa, tudo parecia flutuar num encanto que só vemos em filmes antigos.

+ Continue a ler este texto

Poesia - Perto de Você

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Não acredito em registrar tudo o que escrevemos, desenhamos ou filmamos, muito menos no que os artistas dizem, que a arte deve ser a "expressão do artista" única e simplesmente. A arte, em todas as suas manifestações, deve ser algo voltado ao público, aberto para quem quer abraçar e admirar a vontade criativa dos autores. Este texto escrevi em 2004 (não vou citar nomes), não cabe aqui descrever a inspiração, mas sim deixar aos leitores imaginar, criar, se inspirar e refletir.

+ Continue a ler este texto