Que faz o Produtor de Cinema?

sábado, janeiro 24, 2009

É fácil para todos nós descrevermos o que faz um ator, mesmo sem conhecer as artes dramáticas. É até fácil, até certo ponto, dizer o que faz o diretor do filme, o diretor de fotografia, câmeras, etc., mas quando perguntam para você o que faz um produtor de cinema, a resposta mais comum é dizer que ele ajuda o diretor (ou você diz que não faz a mínima idéia).

Mas ser produtor de cinema, de filmes, de grandes ou pequenas produções é muito mais que isso. É talvez o trabalho mais dificil e complicado e menos reconhecido dentro deste mercado, principalmente no nível "hollywoodiano". Muitos diretores fizeram esta transição e alguns até fazem acordos com grandes estudios para produzirem filmes e séries de tv em troca de poderem fazer filmes com mais liberdade (emprestar o nome para uma série de tv como produtor é dar um pouco de status à produção).

O produtor é indicado pelos executivos dos estudios, e normalmente é quem recebe o Oscar e outros prêmios de melhor filme, e essa é a única chance que ele tem de ser famoso. O produtor é a figura que garente que todos estarão lá, no momento certo, quando são necessários. No dia-a-dia de uma produção, o produtor aparece sempre que há um problema, mas na verdade este profisisonal está envolvido desde o início. No período inteiro, da pré a pós-produção, o produtor cuidará da:

- Aceitação ou distribuição do filme por uma produtora e/ou estudio (famoso sinal verde);
- Pesquisas mercadológicas (público alvo, aceitação, retorno financeiro esperado);
- Financiamento para a produção;
- Acertos de comissionamento das partes envolvidas;
- Formatação do roteiro para que se encaixe dentro do orçamento;
- Contratação de diretores, roteiristas, atores, técnicos e outros membros da equipe;
- Visão macro de locações, figurino, sets, etc.;
- Organização de fornecedores e serviços (alimentação, acomodação, material técnico, objetos de cena, cenários, etc.);
- Aprovação do cronograma da pré-produção, filmagem, edição, pós-produção, etc.;
- Realização de acordos de marketing como os "product-placement";
- Direcionamento para marketing, divulgação, publicidade, propagandas;
- Ajustar a visão do diretor às necessidades do estudio (filmes de estudio);
- Lidar com os problemas do dia-a-dia.

Com exceção dos trabalhos "burocráticos", o diretor do filme é quem tem a resposta final sobre atores, designers de produção, diretores de fotografia, roteiro, edição, efeitos especiais ,etc. Considere esta relação como o gerente de um restaurante e o chef de cozinha.

Apesar da visão "mercadológica", isso nos trás uma idéia de que filmes são processos, e não apenas obras de arte ou blcokbusters. Até Pasolini, Fellini e todos os diretores que terminam com "ini" ou têm nome francês precisam passar por algumas destas etapas junto aos seus produtores. Lembrem que mesmo com a visão do diretor, um filme nunca é o trabalho de uma pessoa só, ele nunca é "direcionado" exclusivamente pela visão do diretor.

A influência de atores, câmeras, diretores de fotografia, produtores e outros profissionais é que molda a película, por mais que você ache que o diretor é um "artista" solitário e tirano, você está errado. Cinema é um trabalho criativo coletivo, colaborativo e dinâmico. O "engessamento" só aocntece quando os executivos de estudios resolvem dar "pitacos" na produção. Daí nem o produtor faz milagres...

O cinema é arte, mas também é negócio. É dificil para os pseudo-intelectuais entenderem isso, mas margens e lucros são uma grande parte de fazer cinema, e o produtor muitas vezes precisa balancear estas duas variáveis, arte e negócios. Até mesmo um pintor quer vender seus quadros e/ou obter a aceitação do público, por isso dizer que a arte existe por si própria como expressão do autor é mentira, pois no fundo todos conhecemos a psique humana e sua relação com o "outro". E pense assim, se um produtor for bem sucedido nesta empreitada, sua mensagem será passada a vários espectadores, atingirá um público maior e irá criar pensadores melhores.
O cara do video não sou eu...

7 comentários:

Unknown disse...

olá, ler esse post me fez voltar a pensar em fazer cinema novamente (o curso). Acabei o terceiro ano do ensino médio agora e estava mto em dúvida qto ao curso que devo escolher. Sempre gostei mto desse negócio de produzir, de fazer alguma coisa acontecer de verdade, também gosto de tudo que é ligado ás artes e tal, mas tenho um outro lado que também adora marketing e negócios. Minha dúvida inicialmente eram de três cursos: radio e tv, comunicação mercadológica e marketing. Sabendo agora o que realmente faz um produtor, descobri que tem como juntar tudo isso numa profissão só. produzir, financiar e divulgar.

muito obrigada msm!

Ariane Coimbra

Unknown disse...

O meu sonho é ser produtora de cinema, eu acho a produção do cinema a mais inportante para se fazer um filme, eu tenho 14 anos mais pretendo termina os estudos logo para poder fazer uma faculdade relacionada com alguma coisa sobre cinema, mais oquye eu quero mesmo é ser produtora !
Eduarda santos .

Justinny1 disse...

Muito bom, apesar que deve ser meio difícil para virar um produtor, mas, quem tem o seu sonho, nunca desisti.
Eu estou com 15 anos e já estou escrevendo um filme e mais dois em mente, pretendendo escrever o segundo quando acabar o outro.
E também, na minha opinião, é bom começar atuando (se você tiver talento, é claro), porque você ver mais ou menos como é atuar, para depois poder julgar ou gerenciar a atuação de uma atriz ou ator.

Anônimo disse...

eu tenho esse sonho de ser um produtor de filmes tbém. á melhor forma é vcs guardar esse pensamento em um cantinho e dps começar á batalhar até conseguir chegar lá, e da melhor forma se for possivel. Eu fico treinando com uma camera digital de video é um bóm começo para á galera que querem ser um produtor de filmes é uma boua maneira de ser começar. para isso voce tem que ter um pouquinho de Dom pq assim eu acho que fica mais fácil de ser aprender e chegar lá.assistem esse meu video ae eu fiz tudo com minha imaginação.http://www.youtube.com/watch?v=6QdGOZUn9zw

Unknown disse...

bom! meu sonho é ser produtora de filmes, ja terminei o ensino médio e ja tou com 19anos. Agora oq eu ñ sei é como dar o primeiro passo pra ser produtoraa de fimels, e nem sei se aqui no meu estado(PA) tem como fazer esse curso, minha mãe me joga um balde de água fria dizendo q isso q eu quero fazer ñ da futuro, q eu deveria seguir uma carreira de médica ou advogada... Se alguem puder me dar uma ajudinha eu agradeço... mais_liza@hotmail.com (adorei esse post)

diego disse...

Eu quero ser um produtor de cinema bem famoso quando eu crescer, já escrevi 3 ou 4 filmes

diego disse...

Eu quero ser um produtor de cinema bem famoso quando eu crescer, já escrevi 3 ou 4 filmes

Postar um comentário

Compartilhe suas opiniões.