O Wolverine é Exagerado?

terça-feira, março 02, 2010

Hoje na minha vida adulta já é possível,através do meu conhecimento, avaliar muitas coisas do meu passado nas quais nem pensava, ou refletia muito pouco. Sem querer parecer nerd (e já levantando a bandeira), existem alguns personagens de quadrinhos que sinceramente são difíceis de entender.

A gente compreende totalmente o fato de que é um mundo fictício, de que super-heróis não existem de verdade e ainda que os roteiristas possuem liberdade poética, mas se um personagem é estabelecido, ninguém deveria torná-lo algo além da vida, digo, algo absurdo (já pensou abrir os quadrinhos e ver O Capitão América brigando com o Coisa? Agilidade à parte, um soco do pedregoso é de matar).

Esta introdução foi feita por causa de Wolverine. Um de meus personagens preferidos na adolescência, acho que nunca houve um personagem tão "roubado" no universo Marvel e DC quanto o velho samurai. Vejamos. No inicio ele sai da cavera e luta contra o Hulk. Ele tem fator de cura, portanto sara em segundos.

O governo norte-americano, aparentemente testando o projeto Super Soldado em mutantes, transforma seus ossos em adamantium e lhe dá garras (lembra do desenho esquemático das garras nas antigas revistinhas da Abril em formatinho? Sim leitores, no incio não existiam garras de osso, o que depois foi mudado na série Origens). Wolverine portanto é o Arma X, ou seja a décima tentativado governo americano em criar um super soldado (o Capitão América portanto é o "Arma 0"?). Apenas um mutante com as habilidades de Logan (cura) poderia se tornar um soldado perfeito. E ele aceita.

Bem, o que sabemos até agora? Fator de cura, ossos de adamantium, garras e habilidades de luta. Ninguém falou em super força, em voar, em soltar raios e nem mesmo questionou-se como os ossos de adamantium absorvem o impacto (nossos ossos são porosos para isso, sabia?), nem mesmo como ele consegue andar com o peso do esqueleto, como são seus ligamentos ou como ele aguenta dor extrema sem desmaiar (lembra quando o Justiceiro metralhou a cara dele?). Será que os ossos são só folheados que nem as jóias da minha avó (afinal de contas no filme é derramado um metal líquido que era para ter derretido os antigos ossos todos...)?

Pois bem, aceitando tudo isso, por que diabos este personagem que é um humano comum com fator de cura e ossos de adamantium consegue pular de alturas absurdas, sobreviver a acidentes inimagináveis, levar um soco do Hulk ou do Homem-Aranha e manter a cabeça no lugar (conexões e ligamentos de adamantium?) ou não perder um braço?

Por que ninguém nunca separa um membro ou a cabeça de Wolverine? Se ele não tem superforça ou super-ligamentos, qualquer um mais forte seguraria o cara.

Lembre-se não há super-força, o Aranha tem a força de uma aranha de tamanho proporcional a um homem, o Capitão deve ter o dobro ou triplo, o Hulk nem se fala, mas e Logan? Pular super alto, brigar com heróis que podem lhe arrancar a cabeça? What the f*?

Na condição de humano, uma bala ou projétil qualquer que entrasse no olho ou por baixo do crânio, ou seja, áreas não protegidas pelos ossos, mataria o nervosinho na hora. Você vai dizer, mas ela fica alojada e se for retirada ele fica bom. Mas nosso cérebro não dura muito com uma bala, e se a bala ficar por mais de 10 minutos em Wolvi, é adeus ao personagem, a morte de um herói (e por que nenhum vilão pensou nisso antes?). É a mesma coisa do Homem-Aranha levar um tiro... Se Peter Parker levar um tiro, é adeus na certa.

Por isso os personagens coadjuvantes da Marvel (e o Demolidor) costumam ser melhores (vê-se Punho-de-Ferro, Nick Fury, Viúva Negra, entre outros que possuem sagas mais coerentes, sensatas dentro do próprio universo). Você não sabe a história dele, ele aparece pouco, você acredita em seus poderes e ele some. Ninguém sai por aí indo para outro planeta, lutando contra heróis "mega ultra hiper" e nem fazendo coisas impossíveis de acordo com os poderes que lhe são atribuídos.

By the way, o fato de Matt Murdock ter seus sentidos aguçados também não permitiriam pular de prédios se pendurando em mastros de bandeiras e enrolando sua corda durante a queda... Desisto dos heróis comerciais Marvel (nunca gostei de DC e li pouco a Image). Vamos dar conta do cenário independente de quadrinhos, mais sensato e mais pé-no-chão com suas próprias criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas opiniões.