Melhores Filmes Românticos

sábado, dezembro 25, 2010

Conversando com uma amiga no Facebook sobre o filme (500) Dias com ela, parei para pensar, é sempre difícil aceitar ver um filme ou comédia romântica com a namorada, com a esposa, uma amiga ou mesmo com um grupo que tem mais mulheres que homens. Mas será isso uma constante? Eu digo que não. Existem dezenas de filmes românticos que você pode ver acompanhado e ainda assim aproveitar o filme e se identificar com os personagens e situações.

Fiz uma lista de filmes para você sugerir imediatamente sempre que namoradas, esposas ou amigas quiserem te obrigar a ver filmes que você não quer (pelo menos esses são bons). Considerei 30 filmes que estão entre os meus 50 favoritos de todos os tempos, daqueles que sempre paro para ver de novo se estiver passando. Dividi a lista em duas partes para não ficar cansativa. Fiquem tranquilos que tirei todos os insuportáveis filmes de Jennifer Aniston e Julia Roberts. A lista não está em ordem de preferidos.

1. 500 Dias com Ela (500 Days of Summer)
Dos filmes citados aqui, o mais recente. Eu também tive vários momentos de Tom Hansen na minha vida, mas nada melhor do que um filme com a bela Zooey Deschanel para curar qualquer coisa. Destaque para Joseph Gordon-Levitt da série 3rd Rock From the Sun. Veja o trailer.



2. Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle)
Não gosta de Meg Ryan? Mas você vai gostar desse filme da época em que não tinhamos internet. Aborrecido com a tristeza do pai, que está viúvo há um ano e meio e não consegue se recuperar da morte de sua esposa, um garoto liga para um programa de rádio à procura de uma namorada para ele. Longe dali está Annie Reed que, viajando de carro, ouve o programa e acaba apaixonada. Veja o trailer.



3. O Pescador de Ilusões (The Fisher King)
Definitivamente o meu preferido. Muito antes do Rappa fazer a música, este nome já era conhecido. Com Jeff Bridges, Robin Williams e Amanda Plummer (frilha de Christopher Plummer), não é possível ter um filme ruim. O filme emociona pela delicadeza com que aborda a história do mendigo Perry e a redenção do personagem de Bridges. A declaração de amor de Perry na escadaria é uma das melhores cenas do cinema.



4. Harry & Sally - Feitos Um para o Outro (When Harry Met Sally)
Apesar do preconceito contra as comédias românticas de Meg Ryan, Billy Crystal é o cara. Não tem como não se identificar com Harry, afinal, quem nunca se apaixonou por uma melhor amiga? Atenção para a cena do orgasmo no restaurante, uma cena que é reprisada em todas as apresentações da noite do Oscar.



5. ABC do Amor (Little Manhattan)
Eu também tive algumas Rosemarys quando criança. Sabe aquela sensação de sentir falta de alguém e não sabe o porquê? Não saber exatamente o que é amor, mas querer ver aquela menina de novo e cada vez mais, todos os dias? Little Manhattan é essa descoberta.



6. Quero Ser Grande (Big)
Mais do que uma comédia romântica, é uma comédia sobre descobertas e o prazer de ser criança. Não tem como não gostar do personagem de Tom Hanks e seu relacionamento com Elizabeth Perkins. A cena final também é uma daquelas que mais me emocionam.



7. Além da Eternidade (Always)
Um filme de Steven Spielberg com Richard Dreyfuss e a Bonequinha de Luxo Audrey Hepburn. Parece uma mistura de filme de ação com romance, mas é uma maravilhosa história sobre seguir adiante.



8. Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time)
Esse filme me marcou muito quando pequeno. O eterno Superman Christopher Reeve e a Medicine Woman Jane Seymour trazem uma história de amor impossível em épocas diferentes.



9. Procura-se Amy (Chasing Amy)
Um clássico de Kevin Smith (O Balconista) que serve para nerds, geeks e pessoas comuns. Um escritor de histórias em quadrinhos vira melhor amigo de uma lésbica e descobre que cada vez mais está se apaixonando por ela.



10. Ilusões Perigosas (Haunted)
Mistura de horror fantasmagórico com romance, tem uma das melhores trilhas sonoras de piano que já ouvi. Um professor vai investigar relatos de fantasmas em uma casa de campo. Lá se apaixona por uma moça enquanto percebe estranhos acontecimentos na residência.



11. Círculo de Paixões (Inventing the Abbots)
Apesar de filmes com muita gente bonitinha me incomodar (pois o mundo tem suas imperfeições), esse texto é muito bom. Dois irmãos cortejando três irmãs com as quais não podem ficar.



12. Eterno Amor (Un Long Dimanche de Fiançailles)
A tradução para o português deste filme não faz juz a sua história. É uma história de guerra. Ok, mas por que é romântico? Por que a menina de Amelie Poulain passa o filme todo atrás de seu amado sumido durante a primeira guerra mundial. Ver esse filme no cinema foi umas melhores experiências cinematográficas da minha vida.



13. Meu Primeiro Amor (My Girl)
Sério, me apaixonei várias vezes por Anna Chlumsky quando era criança só por causa desse filme. Se você, como eu, viu esse filme quando criança, ele se torna um marco, mas mesmo para adultos, não tem como não se emocionar.



14. Amor nos Tempos do Cólera (Love in the Time of Cholera)
Javier Berden está em alta e vale a pena ver a adaptação de Gabriel Garcia Márquez. Um homem se apaixona por uma mulher que também o quer. Eles são afastados pelo pai dela mas, quando ela retorna, nada mais quer com ele. Ele passa a acompanhar sua vida, sonhando com o momento em que ficarão juntos.



15. Amor Além da Vida (What Dreams May Come)
Robin Williams vem nesta bonita produção. Os filhos de um casal morrem em um acidente e o casal é bastante afetado. Quatro anos depois é a vez do homem morrer em um acidente e ser mandado para o paraíso. O paraíso é mostrado para ele como uma das pinturas de sua esposa, e ele fará de tudo para reecontrá-la neste lugar.



16. Fonte da Vida (The Fountain)
Bem, a temática não é tão romântica assim, mas emociona a luta do pesquisador médico vivido por Hugh Jackman para salvar sua esposa interpretada pela bela Rachel Weiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas opiniões.