Exposição Corpo Humano

quinta-feira, novembro 20, 2008

A exposição itinerante alemã Body Worlds (Körperwelten) sediada na Inglaterra (pois é, o domínio deles é co.uk) já esteve em diversos locais do mundo, inclusive estava na própria Alemanha quando estive na Europa, e quem lê muito jornal, revistas e vê documentários aqui no Brasil, sabe que ela já rodou meio mundo nos últimos 10 anos. Polêmica, a exposição trás cadáveres injetados com um composto (talvez plastilina) que os mantém rígidos permitindo ao médico/escultor colocá-los em posições em que sejam mostradas partes interessantes da anatomia humana. É uma pena que a exposição Corpo Humano não seja tão completa quanto a Body Worlds que rodou o mundo que tinham os corpos jogando basquete, montando cavalo, escrevendo, tudo no mesmo estilo, exibindo músculos, veias, ossos e orgãos.

Mesmo assim foi fantástico ver corpos onde podemos ver como funcionamos, como somos por dentro, como são feitas cirurgias, reconstituições e tratamentos, o que certas doenças causam e até mesmo sabermos por que é tão importante cuidarmos do nosso corpo, nossa alimentação, exercícios, psique, etc. Parabéns à iniciativa da sala onde o corpo e partes de um fumante são mostradas. Havia até mesmo um local para que as pessoas jogassem fora seus maços de cigarro. Para quem ainda não adotou uma vida saudável, é hora de começar! A exposição mostra o fígados de quem tem cirrose, como são as artérias entupidas, entre outros problemas que você deve evitar cuidando melhor do seu corpo. Eu ando com uma dor complicada nos calcâneos, e fiquei muito tempo tentando perceber como aquilo, aquela máquina de tendão e ossos na extremidade da minha perna funcionava...

Muitas pessoas acham assustador e nojento, mas o melhor da exposição é ver a reação das crianças, sem inibição, sem pormenores ou vergonha, elas perguntam tudo, brincam e ficam fascinadas. Um menininho do meu lado falou até pra mãe que queria ser cortado daquele jeito! (o que a mãe respondeu:"-Deus me livre!").O meu único desapontamento é que a lojinha do Museu Histórico Nacional, local da exposição, não aceita cartão de débito automático... Fiquei sempre comprar todos os livros que eu queria de artes, históricos e principalmente da exposição do Corpo Humano. Isso significa que ainda irei retornar algum dia para fazer aquele "mercado" de livros na lojinha.

http://www.corpohumanorio.com.br/
http://www.exposicaocorpohumano.com.br/
http://www.bodyworlds.co.uk/
http://www.bodyworlds.com/
http://www.ocorpohumano.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas opiniões.