Crítica: Por Favor Rebobine

quinta-feira, novembro 27, 2008

Be Kind Rewind é mais um daqueles filmes americanos que mostram o valor do espírito humano diante das dificuldades do dia-a-dia, e que mesmo na pior das tragédias a união de uma comunidade pode amenizar qualquer sofrimento. Isto não tira o seu valor, nem mesmo o coloca na posição de um filme com clichês. A idéia é muito louca pois a explicação para a perda das fitas de video é ao mesmo tempo cômica e inverossímil, mas não deixa de ser uma parte muito divertida de introdução para o restante do filme.

O personagem de Jack Black é quase o mesmo que você já viu em Escola de Rock e outros filmes, mas o principal deste filme é a idéia dos "Sweden Movies", ou seja, você recriar um filme conhecido apenas com os recursos que você tem na sua casa, no seu prédio, na sua vizinhança, sem uso de softwares gráficos, edição nem nada sofisticado. As cenas recriadas são hilárias e apesar do filme ter uma mensagem de drama americano, nas entrelinhas ele mostra o que vem acontecendo com todas as indústrias cujas conteúdos podem ser convertidos para mídias áudio-visuais. As pessoas hoje estão mais interessadas naquilo que é novo, diferente, pessoal, e dão menos atenção ao mainstream, preferem algo que reflita suas aspirações na vida, a realidade de sua comunidade, as histórias do seu povo, mesmo que estas histórias sejam contadas em pequenos filmes por pessoas do outro lado do mundo... (vê-se YouTube, entre outros sites de video).

Quando no final do filme os "vilões" aparecem para destruir os filmes da locadora, vê -se claramente o medo das grandes corporações que diante do cenário atual não sabem mais o que fazer, não conseguem ser criativos para elaborar campanhas de marketing que funcionam sobre um cliente que muda a cada segundo e que não é mais afetado por velhas fórmulas da publicidade. Até mesmo o marketing por sites como o YouTube estão ultrapassados uma vez que agora todo mundo já sabe que isso acontece e fazem questão de denunciar as empresas que praticam esta atividade de Web Marketing em diversos sites Open Social.

Se J.K.Rowling processou um fã de Harry Potter por causa de um site, o Metallica manda prender jovens por escutar suas músicas na internet e Bob Dylan e outros da velha geração dão chiliques contra os "downloaders" , o que vai acontecer com estes que não sabem divulgar o seu trabalho no novo mundo? A resposta é que ficam mal vistos. Você pode até comprar os produtos, mas você sabe que estã comprando algo do artista e empresas que não souberam lidar com mudanças.

Be Kind Rewind é um filme muito bom e bem útil para as reflexões de nossa época. Não veja o filme como uma mera comédia, mas como uma metáfora dos acontecimentos. E aconselho a todos a se divertirem bastante tirando 1 hora do seu final de semana para fazer "Sweden Movies" com suas câmeras! Distribua na internet, coloque no Youtube, mande por e-mail! Ser bobo de vez em quando não faz mal a ninguém, distrai um pouco a cabeça e tira um sorriso do rosto até das pessoas mais sérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas opiniões.